sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sangue Negro

Sangue Negro é a história de um homem, sua saga para se tornar um bilionário explorador de petróleo no início do século XX. Seu nome é Daniel Plainview. Tem algo de Charles Foster Kane misturado com o Robert de Niro de Touro Indomável, aquele homem que é excelente no que faz mas destrói tudo que ama.
O filme não existiria sem Daniel Day-Lewis o ator que criou uma caracterização inesquecível de um personagem que tem muito em comum com sua vida real.

Além de ser xará de seu personagem há na biografia do ator um filho com a atriz Isabelle Adjani chamado Gabriel. Daniel não fala com a ex desde que se separou e também com o próprio filho. Um assunto no qual o senhor Day-Lewis não toca de jeito nenhum.
No filme, um dos momentos de maior carga dramática é quando Daniel Plainview confessa num culto evangélico ter abandonado o próprio filho. Não foi à toa que Daniel Day-Lewis interpretou essa cena com tanta força, com tanta verdade.
Filmão que tem grande chance de ganhar o Oscar mas que o público brasileiro deve ter dificuldade de assimilar...é uma saga americana, uma história inerente a eles, à cultura americana. A mesma resistência que terão os brasileiros a esse filme pode ser comparada à crítica alemã e européia que, por não conseguirem compreender o nosso universo, taxaram Tropa de Elite de nazista.
Sangue Negro é um dos melhores filmes lançados em 2008 até agora. Uma atuação irrepreensível, uma trilha incrível do guitarrista do Radiohead, fotografia, montagem e direção impecáveis...do mesmo diretor e roteirista do cult Magnolia, este Sangue Negro, com toda certeza, vale o ingresso.

Pra saber onde está passando, clique aqui.

Nenhum comentário: