terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Fim do mundo 2...

Bom, chega de falar de Oscar...
Em um papo recente com meu amigo cinéfilo e seriófilo Paulo Gustavo, editor-chefe da Sci Fi, desabafei minha tristeza em saber que minha modesta DVDoteca de 1000 unidades estava com os dias contados...com a recente decisão da Warner de não lançar mais seus filmes em DVD, a tendência é que as outras grandes corporações cinematográficas façam o mesmo. Agora elas vão lançar seus filmes no mercado no formato Blu-Ray, um disquinho azul com muito mais capacidade de memória o que permite a imagem em alta-definição. Fiquei triste porque os aparelhos de Blu-Ray além de mais caros (custam em média 3 mil reais) tocam os disquinhos convencionais de DVD’s com a mesma qualidade de um DVD player fuleiro. Minha esperança nessa luta pela alta-definição era que o HD-DVD (a proposta da Toshiba) vencesse o Blu-Ray, uma idéia da Sony. Mais ou menos como aconteceu nos anos 80 quando o VHS venceu o formato Betamax, que só a Sony fazia. Desta vez a história foi outra. A Sony ganhou a parada na definição do substituto do DVD. E o fiel da balança sabe quem foi? O Playstation 3...o game de última geração da Sony, e o mais vendido no mundo só roda jogos em Blu-Ray...um mercado muito forte que ajudou a pressionar as companhias cinematográficas. O que fazer agora? Quem tem um monte de DVD’s (como eu) o melhor é esperar. Porque se a indústria cinematográfica demorou 3 anos para escolher o substituto do DVD, a gente já sabe quem será o do Blu-Ray...a internet. Com a TV digital e os modelos cada vez mais sofisticados de plasmas e lcds, todo televisor estará em breve conectado à internet que, graças à banda larga, funcionará como a DVDoteca do futuro. E sem ocupar espaço na prateleira. Não sei se vou gostar disso...

Nenhum comentário: