terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Greve de roteiristas chegando a um The End...

Fui entrevistado recentemente pelo Jornal da Tarde pra falar sobre o que pensava da greve de roteiristas nos EUA. A repórter me perguntou se eu achava que uma greve como essa 'pegaria no Brasil'...eu disse a ela que com o que tem de redator e roteirista desempregado por aqui, qualquer ameaça de paralisação (supondo que esta fosse uma classe unida) seria vista como piada e talvez até acabasse se tornando um bom negócio para as empresas porque substituiriam seus roteiristas-grevistas por outros ganhando a metade do salário...aqui é outro mundo...infelizmente!...
Pra quem não tá acompanhando, uma greve de roteiristas de cinema e TV acontece nos States desde novembro do ano passado paralisando produções de séries, filmes e programas de TV e rádio. O motivo é que eles reivindicavam o direito de receber por seu trabalho quando este fosse comercializado pelas companhias em novas mídias. Exemplo: um roteirista de um seriado de TV gostaria de ganhar também caso seu episódio fosse vendido para downloads na internet. As emissoras tiveram prejuízos altíssimos com a greve. Mas parece que agora as coisas estão se acertando. O sindicato dos roteiristas e a associação de produtores de cinema e TV voltaram a dialogar. Um pequeno passo rumo ao entendimento...uma esperança para mim, que sou fã de Jack Bauer e estou esperando a sétima temporada sair do papel...

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom saber que essa greve está chegando ao fim. Também aguardo uma das temporadas de Heroes.
Você viu o vídeo com os artistas de ponta de Hollywood que aderiram ao movimento? 'Speechlees' é o nome do filme. Bom, se não viu, ninguém manda não visitar o meu blog de vez em quando.
Bjo.