quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Desejo e Reparação

Desejo e Reparação é um filme sobre o arrependimento.
Uma garotinha de 13 anos assiste a uma cena que não é capaz de compreender e, petulante, inventa uma mentira que trará conseqüências para o resto da sua vida.
Desejo e Reparação é um filme que mostra a construção do caos.
Uma série de pequenos acontecimentos numa tarde de verão numa mansão no campo de uma rica família inglesa em 1935 vão terminar em tragédias. Separação, amores irrealizados, morte...
É comum um filme me frustrar no final. Costurar todas as tramas e amarrá-las numa seqüência satisfatória não é uma coisa simples.

Desejo e Reparação tem um dos finais mais incríveis que já vi. Primeiro com uma bela convidada surpresa, uma grande atriz que não aparece nos créditos iniciais e que não vou dizer quem é, surge para o gran finale.

Um momento mágico de revelação surgirá e você talvez, fique encantado como eu fiquei. Confesso que em algumas cenas tive a impressão de estar assistindo a um dramalhão, desses feitos por encomenda nesta época do ano pra ganhar o Oscar. Mas no final...no final entendi tudo!...E me emocionei bastante.

Desejo e Reparação não ganhou o Globo de Ouro à toa...e merece o Oscar. Fotografia espetacular, uma trilha sonora sensacional (repare no som da máquina de escrever intensificando a imaginação e o ressentimento da personagem Briony), roteiro e montagem espertíssimos (o filme tem idas e vindas no tempo muito bem sacadas) e atuações inspiradas. Filmão!...
Veja onde está passando clicando aqui.

Nenhum comentário: