segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Michael Moore strikes again...

Ele está de volta. Para alguns, um bufão sensacionalista, manipulador da informação. Para a grande maioria um dos documentaristas mais importantes em atividade hoje. Polêmico sem dúvida, acuse-se do que quiser não dá para negar o mérito de Michael Moore em conseguir colocar em pauta discussões sobre questões muito sérias da sociedade americana. E por se tratar dos donos do mundo, são questionamentos que afetam a todos nós não-americanos. Em seu novo trabalho, Michael Moore expõe o injusto sistema de saúde norte-americano no qual mesmo quem paga os caríssimos planos de saúde corre o risco de se endividar e quebrar com as astronômicas contas hospitalares. Moore confronta o sistema americano com o canadense, o londrino e o francês. É hilário e as constatações são impressionantes. Sua grande cena é quando decide levar os "heróis de 11 de Setembro", com gravíssimos problemas respiratórios (todos os que trabalharam nos escombros do WTC desprotegidos respiraram muita fuligem e amianto, produto altamente cancerígeno e que fazia parte do forro das paredes das duas torres, que foi pulverizado em Manhathan com o atentado...) e abandonados pelo governo, para fazer tratamento em Cuba, país demonizado pelos governos dos Estados Unidos.
Moore está pagando um preço caro por este seu Sicko (o nome do documentário que aqui será traduzido para S.O.S. Saúde, um título pálido como um doente...). Além de ameaças de morte que o fizeram andar com seguranças pra cima e pra baixo, o governo o está intimando a se explicar em juízo sobre essa história de levar cidadãos americanos a se utilizarem de tratamento médico e comprarem remédios cubanos, furando assim o embargo econômico sustentado pelo governo Bush. Como sempre, Michael Moore eleva o gênero documentário à grandeza de o melhor espelho para mostrar, incomodar, chacoalhar e, quem sabe, aprimorar uma sociedade.
Nota 10!
Ainda restam duas exibiçoes Na Mostra de SP desse filme ainda sem previsão para entrar no circuito comercial no Brasil. Não perca!...

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