sábado, 24 de fevereiro de 2007

O Último Rei e A Rainha eterna...

Acho que o público está mais exigente com relação ao que é verossímil ou não nos filmes...Principalmente nos que se baseiam em fatos reais e que contam a história de pessoas que viveram em nosso tempo...Depois que Mel Gibson propagandeou seu rigor em obrigar seu elenco a falar em aramaico (caso de A Paixão de Cristo) ou em maia yucatec (caso de Apocalypto) é difícil aceitar ver o Idi Amin Dada discursando para uma tribo de Uganda em inglês. Como pra mim também foi difícil aceitar o personagem do jovem médico escocês que vira amigo íntimo do ditador. Um cara que nunca existiu. Tive a mesma sensação quando vi O Segredo de Beethoven com aquela ajudante do compositor que também nunca existiu. No caso de O Último Rei da Escócia, a performance arrebatadora de Forest Whitaker no papel do general-ditador ugandense que deve valer o Oscar pra ele como todos os especialistas estão prevendo. Merecido. Mas o filme é 4 estrelas na opinião deste que escreve.
A estrelinha que faltou eu dou para A Rainha, um filmaço! Gostei muito!
Todo mundo já deve saber do que se trata: os dias que se seguiram à morte da ex-Princesa Diana e a postura adotada pela família real britânica no episódio. A Helen Mirren como também dizem os especialistas é barbada no Oscar de melhor atriz. E não há como negar que ela fez por merecer.

Aliás todo o elenco está fantástico! O cara que faz o Tony Blair é sensacional!. Meu destaque é para o roteiro, cheio de curiosidades acerca do protocolo da corte e do que aconteceu do lado de dentro do palácio de Buckingham. Uma aula de história contemporânea. O filme se vale de imagens reais dos telejornais da época e tem como ápice o discurso em rede nacional da Rainha Elizabeth II, cedendo à pressão da mídia e da opinião pública, dando satisfações aos seus súditos. Informações preciosas, momentos de emoção (a Rainha de volta à Londres passeando pela calçada com as pessoas se curvando diante dela é uma cena linda!...). Lamentei a falta de informação da platéia do cinema em que assisti que não entendia a fleugma britânica e todo o aspecto ritualístico envolvendo o dia-a-dia da família real. Riam na hora errada...comentários em voz alta...uma tristeza...Mas o filme é ótimo! E depois do filme, confira no You Tube o discurso da verdadeira Rainha que faz com que você admire ainda mais o trabalho de Helen Mirren.

Nenhum comentário: