segunda-feira, 11 de julho de 2005

A Queda - As Últimas Horas de Hitler

Em 2002, passou um documentário meio despercebido aqui em Sampa chamado Eu Fui a Secretária de Hitler. Nele, a gente via durante uma hora e meia, uma velhinha de nome que não consigo pronunciar (Traudl Junge) relatar sua experiência como estenografa do Führer. Imagine encontrar viva, quase 60 anos depois, uma mulher que trabalhou com Hitler até o último dia dele! O ditador ditava suas cartas, documentos, discursos e era ela quem datilografava! A jovem Traudl Junge chegou a viver no bunker em que Hitler se matou!... As exclamações são porque não consigo entender como demoraram tanto pra achar essa mulher!...Seu depoimento é tão rico que permitiu aos cineastas de hoje reconstruir com uma riqueza de detalhes impressionante, os últimos dias de Hitler!...
E é aqui que está o grande valor deste filme A Queda – As Últimas Horas de Hitler.
Não é grande cinema, não é um filme pra se levar a namorada ou curtir num final de semana.

A Queda é um irretocável documento, fundamental para a compreensão de vários aspectos deste momento histórico, a Segunda Guerra Mundial.
A loucura de Hitler e de seus seguidores mais próximos, a rendição alemã, tá tudo ali, nos últimos dias de Adolf Hitler.
Meu destaque fica para o final do filme em que vemos as imagens do documentário com a Traudl Junge original assumindo alguma culpa, apesar de alegar não ter conhecimento dos abusos cometidos pelos alemães, ela reconhece que errou em não ter procurado a verdade, mesmo sendo muito jovem. E pra mim esta é uma grande lição que fica no filme. Ninguém deve achar que vai envelhecer inocente por não saber das coisas. Procure saber. A informação está aí para todos. Não há desculpa. Acho um pensamento bastante útil para estes tempos de empulhação, corrupção, descaramento e impunidade que acometem esta nação de analfabetos, alienados e ignorantes por opção.



A Queda - lembrei da frase de Cícero..."Ignorar o que aconteceu antes de você ter nascido é ser pra sempre uma criança..."
Posted by Picasa

Nenhum comentário: