quarta-feira, 29 de novembro de 2006

...aplausos para O Grande Truque...!

Fiquei sem comentar um filme que vi umas semanas atrás por indisciplina deste blogueiro...Foi mal...O filme é ótimo. Gostei muito.
Chama-se O Grande Truque.
É uma grande homenagem a uma figura que já fez parte de algum momento da vida de todos nós: o mágico.
Seja na infância, nos programas de TV, no circo da cidadezinha de interior, todo mundo já viu ou se encantou com um mágico.
Eu, que por força de minha profissão já vi de perto o trabalho de muitos ilusionistas nunca havia parado pra pensar na força dessa personagem.
E este filme me fez refletir a respeito...há muita beleza e poesia no trabalho de um mágico...
Uma das decisões mais importantes que tomamos na vida é qual vai ser a nossa profissão...qual a atividade que vai prover o nosso sustento até o fim dos nossos dias...e alguém que decide ser mágico é alguém que faz a escolha pelo encantamento...um profissional cujo sucesso vai depender da sua capacidade de encantar o próximo com um truque, uma ilusão, uma miragem...um profissional que precisa ensaiar e treinar tanto quanto fazem os atores, cantores, bailarinos...
Palmas para os mágicos e para este belo filme do Nolan que fez o inesquecível Amnésia (fez também a Bat-bobagem ‘Batman Begins’ , mas deixa pra lá...) e volta à tela com este O Grande Truque (The Prestige). Você vai lembrar da edição de Amnésia, fragmentada, não-linear, nervosa...o roteiro é muito bem amarrado, o elenco dá um show...! Hugh Jackman e Christian Bale são dois mágicos na Londres do final do século XIX que se admiram, se odeiam, se invejam e se perseguem obssessivamente numa disputa mortal pelos segredos de seus números. Scarlett Johansson fica nesse meio de campo desses dois malucos que tiveram o mesmo tutor, Michael Caine, o engenheiro das traquitanas dos bastidores que possibilitam a realização dos números. Sua elegância habitual proporciona alguns dos melhores momentos do filme como o discurso inicial que explica do que é composto todo número de mágica.
Um filme muito legal que vale a pena assistir!..
.

Nenhum comentário: