quinta-feira, 23 de junho de 2005

O filme que mudou a vida de Spielberg...



Li numa entrevista com Stephen Spielberg que em sua juventude, ainda incerto de seu futuro profissional, ele decidiu se tornar cineasta após assistir a um filme específico.

Assim mesmo...desse jeito...ainda impactado pela projeção, na saída do cinema, Spielberg decidiu a sua vida...


Que filme é esse que mexe com a cabeça de um adolescente tão especial como o jovem Stephen?
Que filme é esse que marcou a história do cinema de forma arrebatadora?

Que filme é esse que tem uma das fotografias mais lindas de todos os tempos usando como cenário apenas céu e areia?

Lawrence da Arábia, de David Lean, 1963.

Tudo que havia pra ser dito sobre esse filme já foi dito por críticos, estudiosos, profissionais do cinema...

Eu o assisti pela primeira vez quando tinha 11 anos de idade.
Lembro-me até hoje da sensação de desolação que senti, de pequenez em meio ao impassível, grandioso e assustador Saara.

Fiquei emocionado com a imensidão daquele deserto e com o tamanho da obsessão daquele homem solitário em vencer seus desafios...

Desde então, o Saara despertou em mim um interesse enorme por tudo que se referia ao Oriente.
Na minha cabecinha de 11 anos, era um lugar de heróis, de histórias fantásticas, um lugar onde ainda poderíamos encontrar as ruínas de um tempo mágico por onde passaram Simbads e Sherazades...


Ninguém nunca vai saber o que senti quando anos depois, em 2002, tive a oportunidade de, numa viagem ao Egito, sentar-me na areia sozinho e contemplar um pôr-do-sol no deserto do Saara.

Spielberg assistiu ao filme certo.
"Ninguém nunca mais volta o mesmo depois de ver o Saara pela primeira vez" disse um nativo que me alugou um camelo naquele dia.

Lawrence da Arábia também.
Você não é mais o mesmo depois de assisti-lo.
Um filme inesquecível!
Posted by Hello

Nenhum comentário: