segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

José e Pilar

A Vejinha e outros veículos dão este filme como um dos melhores em cartaz no momento em SP. Dizem que é uma das mais belas histórias de amor que já se viu. Os últimos anos do escritor português Saramago e sua mulher espanhola Pilar são mostrados em seu dia-a-dia com uma câmera que está presente em quase todos os momentos da intimidade do casal. Graças a Deus é quase, porque se deixassem a impressão que dá é que o diretor teria gravado até o Saramago a cagaire...
Bem, fui conferir desconfiado e o que vi não tinha história de amor porra nenhuma. Achei dona Pilar uma oportunistazinha de quinta que colou no velho quando este já tinha 63 anos e viu em Saramago a oportunidade de largar sua vida medíocre de jornalista para ser a esposa, secretária faz-tudo e empresária do escritor.
Tem valor documental inegável, competente no aspecto invasivo como deve ser um bom documentário mas pra mim no fim fiquei com a impressão de ter assistido à história de uma mulher ambiciosa que encontrou no velhinho Saramago a tábua de salvação de sua vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só cabe-me dizer o quanto néscio és. Sabes o que significa néscio?