domingo, 13 de abril de 2008

O Banheiro do Papa

Demorei pra conferir este filme uruguaio dirigido pelo Cesar Charlone que dentre outras referências foi o diretor de fotografia de Cidade de Deus. Demorei porque ando muito ocupado, com pouco tempo para o Cinema, e porque as pessoas que convidava pra ir comigo torciam o nariz pro convite..."filme uruguaio?...hmmm...hoje não..."
Bem, O Banheiro do Papa é um filme de orçamento pobre, sobre pobres e a pobreza dominante numa cidadezinha na fronteira do Uruguai com o Brasil...a miséria está expressa tanto na textura da fotografia quanto no áudio sufocado da película, uma opção que torna o filme menos acessível para grandes platéias...mas é um filme de uma simplicidade e de uma sensibilidade tão grandes que é difícil não se comover com a luta de Beto, o personagem principal, que decide montar um banheiro público para o dia em que sua cidade receberia a visita do Papa João Paulo II em maio de 1988. Para realizar seu projeto, Beto precisa intensificar suas viagens ao Brasil para contrabandear alimentos para os uruguaios. É assim que ele ganha a vida e sustenta a família, mulher e filha, esta última sonha em ser jornalista. Claro que os planos de Beto não terminam como ele esperava.
Um belo filme, encantador...Palmas para o uruguaio Charlone!...

Um comentário:

Pen Drive disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Pen Drive, I hope you enjoy. The address is http://pen-drive-brasil.blogspot.com. A hug.