quarta-feira, 5 de julho de 2006

Três Enterros


Esse filme eu assisti em abril/maio, não lembro ao certo.
Na época não consegui parar pra registrar aqui no blog por indisciplina da minha parte.
Foi uma boa surpresa. Um filme que foge do convencional. Não foi feito para o grande público. Tem uma narrativa lenta, mas adequada às intenções do diretor, que não se propôs a fazer um filme de ação. É um filme de amor. Amor entre dois homens. Amor fraternal, como dos grandes amigos. Dois homens simples, no Texas, de tratamentos ásperos como o relevo da região em que vivem. E as semelhanças entre este e Brokeback termina nos chapéus de cowboy que ambos os personagens principais usam.
Um dos dois homens é assassinado. O que sobrevive cumpre lealmente a promessa que fizera de enterrar o amigo em sua cidadezinha natal, no interior do México. E com que hombridade ele cumpre essa promessa!...
Isso foi o que eu mais gostei no filme...encontrar valores cada vez mais raros de se ver na vida...honra, dignidade, humildade, amizade, lealdade...características da personalidade do diretor Tommy Lee Jones, admirado pelos amigos como um homem muito simples e que combina um traço rude com outro sensível no trato com as pessoas que o conhecem.Já o admirava como ator e agora mais, por saber que é formado em Literatura em Harvard e por ter mostrado a amizade entre dois homens com tanto amor e força.

Nenhum comentário: