E é aqui que está o grande valor deste filme A Queda – As Últimas Horas de Hitler.
Não é grande cinema, não é um filme pra se levar a namorada ou curtir num final de semana.
A Queda é um irretocável documento, fundamental para a compreensão de vários aspectos deste momento histórico, a Segunda Guerra Mundial.
A loucura de Hitler e de seus seguidores mais próximos, a rendição alemã, tá tudo ali, nos últimos dias de Adolf Hitler.
Meu destaque fica para o final do filme em que vemos as imagens do documentário com a Traudl Junge original assumindo alguma culpa, apesar de alegar não ter conhecimento dos abusos cometidos pelos alemães, ela reconhece que errou em não ter procurado a verdade, mesmo sendo muito jovem. E pra mim esta é uma grande lição que fica no filme. Ninguém deve achar que vai envelhecer inocente por não saber das coisas. Procure saber. A informação está aí para todos. Não há desculpa. Acho um pensamento bastante útil para estes tempos de empulhação, corrupção, descaramento e impunidade que acometem esta nação de analfabetos, alienados e ignorantes por opção.

A Queda - lembrei da frase de Cícero..."Ignorar o que aconteceu antes de você ter nascido é ser pra sempre uma criança..."

Nenhum comentário:
Postar um comentário